Episode Details
Back to Episodes
Scicast #35: Psicopatias
Description
A psicologia é frequentemente criticada pelo seu caráter “confuso” ou “impalpável”. O filósofo Thomas Kuhn afirmou em 1962 que a psicologia em geral estava em um estágio “pré-paradigmático” por lhe faltar uma teoria de base unanimemente aceita, como é o caso em outras ciências mais maduras como a física e a química.
Neste episódio a equipe do SciCast com a ajuda do Psicólogo Alexandre Costa (Autismo Brasil e iTech Hoje) ajuda a separar o joio do trigo nas teorias e práticas, escolas e dogmas da psicologia terapêutica e científica e desconstroem tudo o que você sabe sobre psicologia. Descubra ainda se você pode ter um transtorno mental, veja o Silmar e as suas personalidades múltiplas André, Jorge, Ronaldo e Bárbara enlouquecendo o terapeuta, ouça as melhores piadas da internet (#sqn) e descubra onde diabos fica o “botão do f*da-se” na sua cabeça.
Comentado neste episódio:
- Psicologia:
- Lei 4.119/1962: regulamenta a profissão de oceanógrafo.
- Conselho Federal de Psicologia (CFP): órgão fiscalizador.
- Marcos históricos relevantes.
- Psicologia enquanto Ciência.
- Principais Transtornos Mentais:
- Bill Gates durante o processo da Netscape.
- O caso Phineas Gage:
- Cérebro trata ferramentas como partes do corpo.
Vídeo
- House – The Tyrant (Temp. 4, 2009): neste episódio, House utiliza a técnica do espelho na caixa de papelão, criada pelo neurologista Ramachandran, com o intuito de tratar a dor que pacientes sofrem devido ao membro-fantasma. O efeito é simplesmente mágico.
- Sessão de Terapia (2013): ambientada em um consultório de psicanálise, Sessão de Terapia acompanha o tratamento de cinco pacientes do terapeuta Theo Cecatto (Zé Carlos Machado). Cada dia da semana será marcado pelos dilemas, dores e alegrias dos personagens e, na sexta-feira, é dia do próprio Dr. Theo trocar de lugar para a sessão com sua analista. Sessão de Terapia é a versão brasileira da série israelense Be’tipul, de Hagai Levi, um sucesso mundial que conquistou público e crítica internacional por rote