Podcast Episode Details

Back to Podcast Episodes
Adriano Silva em defesa da morte assistida no Brasil

Adriano Silva em defesa da morte assistida no Brasil



Nos últimos anos, o debate sobre a morte assistida tem ganhado força no Brasil. Filmes como O Quarto ao Lado, de Pedro Almodóvar, e Sonhar com Leões, com Denise Fraga, ajudaram a estimular essa discussão. Casos recentes – como o do poeta Antonio Cícero, que optou pela morte voluntária assistida em uma clínica na Suíça –, também chamam a atenção para o tema.


Nessa esteira, em maio de 2025, um grupo de juristas, artistas, comunicadores e médicos criou a primeira associação brasileira em defesa da morte assistida no Brasil, a Eu Decido. A iniciativa busca, no longo prazo, que a morte assistida se torne uma política pública no país.


No Fio da Meada, o jornalista Adriano Silva, vice-presidente da associação, fala a Branca Vianna sobre o momento atual desse debate no Brasil e explora caminhos possíveis para ampliar a autonomia das pessoas sobre o fim da vida, como já acontece em outros países.


Adriano é autor do livro O dia em que Eva decidiu morrer (editora Vestígio), que conta a trajetória de uma filósofa brasileira que optou pela morte assistida numa clínica da Suíça.


A transcrição do episódio está disponível no site da Rádio Novelo: https://bit.ly/transcriçãoep52


Faça parte do Clube da Novelo:⁠ radionovelo.com.br/clube⁠


Acompanhe a Rádio Novelo no Instagram: https://www.instagram.com/radionovelo/


Siga a Rádio Novelo no TikTok: https://www.tiktok.com/

Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices


Published on 1 month ago






If you like Podbriefly.com, please consider donating to support the ongoing development.

Donate