Nesta quinta-feira (28), o Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin se reúne com a presidente Claudia Sheinbaum e com autoridades da Cidade do México para encerrar a missão internacional do Brasil no país. Ontem, Alckmin se reuniu com autoridades mexicanas, assinou acordos de cooperação e participou de um fórum com líderes empresariais de ambos os países. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para aumentar a cooperação bilateral das principais economias da América Latina.
Larissa Werneck, correspondente da RFI no México
México e Brasil possuem algumas características em comum: são os mais populosos da América Latina, estão entre os cinco maiores em extensão territorial na região, possuem as maiores populações católicas do mundo, compartilham a paixão pelo futebol e são reconhecidos pelo seu alto valor cultural e gastronômico.
Mas, recentemente, ambos países começaram a dividir outra particularidade: as ameaças tarifárias de Donald Trump. No caso do Brasil, estão em vigor desde o dia 6 de agosto novas tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, anunciadas pelos Estados Unidos, que afetam setores como café, carne bovina, frutas, têxteis e calçados.
Do lado mexicano, o “tarifaço” de Trump são um problema antigo que rodeiam país desde o primeiro mandato do presidente estadunidense.
A presidente Claudia Sheinbaum tem atuado com diplomacia e cautela com relação ao tema, já que os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do país.
No entanto, Trump mantém tarifas de 25% a produtos mexicanos que não estão previstos no TMEC, que é o tratado de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá, e de 50% para produtos como aço, alumínio e o cobre.
É dentro desse contexto que México e Brasil vêm estreitando vínculos, não somente políticos, mas também comerciais.
Além de encontros com as autoridades mexicanas, o Vice-Presidente participou do Fórum Empresarial Brasil-México, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O evento reuniu empresários dos dois países para discutir ações de cooperação em áreas estratégicas, como segurança alimentar, saúde pública, transição energética e ciência e tecnologia, entre outras.
Na manhã de quarta-feira, Geraldo Alckmin se encontrou com empresários brasileiros, representantes dos setores da indústria, serviços, agronegócio, entre outros; além do embaixador do Brasil no México, Nedilson Jorge. Durante a reunião, ele falou sobre o objetivo da missão ao México:
“A tarefa é a gente aproximar ainda mais essas duas maiores democracias da América Latina e maiores economias da América Latina. Investimentos recíprocos, complementariedade econômica, comércio exterior, turismo, visto eletrônico e aproximar duas grandes nações para a gente ter mais comércio, mais emprego, mais investimentos e mais oportunidades”, disse Alckmin.
Ao longo do dia, representantes dos governos dos dois países assinaram acordos de cooperação. Um dos documentos, focado nas áreas de agricultura e pecuária, prevê ações para fortalecer o setor, como a promoção de práticas e de produção sustentável, apoio e suporte técnico para pequenos e médios produtores, programas de vigilância sanitária e inspeção de produtos para garantir a segurança alimentar da população e o incentivo à pesquisa e a aplicação de novas tecnologias, como biotecnologia e bioinsumos.
O principal memorando, assinado entre Geraldo Alckmin e o sec
Published on 12 hours ago
If you like Podbriefly.com, please consider donating to support the ongoing development.
Donate