É difícil que haja no Brasil alguém que saiba mais sobre como é gestar e parir neste país do que a médica Maria do Carmo Leal. Ela é coordenadora na pesquisa “Nascer no Brasil", da Fiocruz, que levantou dados sobre a experiência de gestantes e parturientes em todos os estados brasileiros. A primeira edição da pesquisa foi publicada em 2012 e a segunda, em 2022.
Na conversa com Branca Vianna, Maria conta o que mudou entre uma edição e outra, se ficou mais fácil parir e nascer e quais foram as principais mudanças na forma como mais brasileiros chegam ao mundo. A conversa também trata de violência obstétrica e aborto, que estão entre as principais causas de morte materna.
A transcrição do episódio está disponível no site da Rádio Novelo:
https://bit.ly/transcriçãoep44
O episódio foi apoiado pela Umane, que acaba de lançar, em parceria com Centro Internacional de Equidade em Saúde, a página especial "Maternidade na adolescência: desigualdades marcantes no Brasil demandam atenção" no Observatório da Saúde Pública, plataforma da Umane dedicada à promoção do uso qualificado de dados e evidências para o avanço da saúde no Brasil. As opiniões emitidas no episódio não representam, necessariamente, a posição institucional da Umane.
Quantos sotaques cabem dentro de um país como o Brasil? Nosso parceiro Museu da Língua Portuguesa convida os ouvintes Novelo a pensar nisso e muito mais na exposição temporária Fala Falar Falares, idealizada pelo escritor e linguista Caetano Galindo e pela cenógrafa a cineasta Daniela Thomas. Mas corre, que ela fica em cartaz só até o dia 14 de setembro. Professores podem visitar o museu gratuitamente todos os dias. Saiba mais em https://www.museudalinguaportuguesa.org.br
Acompanhe a Rádio Novelo no Instagram: https://www.instagram.com/radionovelo/
Siga a Rádio Novelo no TikTok: https://www.tiktok.com/
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices
Published on 2 days, 9 hours ago
If you like Podbriefly.com, please consider donating to support the ongoing development.
Donate