Diretora da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck assumiu o cargo durante o governo de Michel Temer. A Anistia se define como “o maior movimento global de direitos humanos no planeta” –e, de 2017 para cá, a médica e ativista viu muita coisa acontecer neste campo aqui e no mundo.
No Fio da Meada, ela explica para Branca Vianna como é o trabalho da organização, quais os impactos da ascensão de líderes autoritários no mundo e as consequências do que a gente vive para os ativistas de direitos humanos no Brasil, que está entre os países que mais matam ativistas.
Werneck também conta quais são as estratégias da organização para tornar mais difícil que governos descumpram com a agenda de direitos humanos. "Desobediência civil não é ingenuidade. Desobediência civil é técnica. Em outros momentos a gente faz perfil mais baixo, como em Gaza. Você vê Gaza, as bombas estão caindo, mas nós estamos lá” ela diz.
A transcrição do episódio está disponível no site da Rádio Novelo: https://bit.ly/transcriçãoep41
Quantos sotaques cabem dentro de um país como o Brasil? Nosso parceiro Museu da Língua Portuguesa convida os ouvintes Novelo a pensar nisso e muito mais na exposição temporária Fala Falar Falares, idealizada pelo escritor e linguista Caetano Galindo e pela cenógrafa a cineasta Daniela Thomas. Mas corre, que ela fica em cartaz só até o dia 14 de setembro. Professores podem visitar o museu gratuitamente todos os dias. Saiba mais em https://www.museudalinguaportuguesa.org.br
Acompanhe a Rádio Novelo no Instagram: https://www.instagram.com/radionovelo/
Siga a Rádio Novelo no TikTok: https://www.tiktok.com/
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices
Published on 3 weeks, 2 days ago
If you like Podbriefly.com, please consider donating to support the ongoing development.
Donate