Dados do Ministério da Saúde indicam que quase metade da população adulta no Brasil é fisicamente inativa. Por outro lado, fica cada vez mais claro o papel da atividade física na prevenção e no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e diversos tipos de câncer, sem falar nos benefícios para a saúde mental. Todo mundo deveria se movimentar mais, isso é fato. Mas como fazer isso num país tão desigual?
Fabio Carvalho, que é formado em Educação Física, doutor em Saúde Pública e hoje trabalha no Instituto Nacional de Câncer (INCA), acredita que o caminho está na ampliação das políticas públicas, especialmente no contexto do SUS.
No Fio da Meada, ele conversa com Branca Vianna sobre como tornar a atividade física mais acessível e acolhedora para os brasileiros e sobre como essa agenda – que ele considera um exemplo de ganha-ganha – poderia, inclusive, poupar recursos do SUS.
A transcrição do episódio está disponível no site da Rádio Novelo: https://bit.ly/transcriçãoep40
Quantos sotaques cabem dentro de um país como o Brasil? Nosso parceiro Museu da Língua Portuguesa convida os ouvintes Novelo a pensar nisso e muito mais na exposição temporária Fala Falar Falares, idealizada pelo escritor e linguista Caetano Galindo e pela cenógrafa a cineasta Daniela Thomas. Mas corre, que ela fica em cartaz só até o dia 14 de setembro. Professores podem visitar o museu gratuitamente todos os dias. Saiba mais em https://www.museudalinguaportuguesa.org.br
Acompanhe o perfil da Rádio Novelo no Instagram: https://www.instagram.com/radionovelo/
Siga a Rádio Novelo no TikTok: https://www.tiktok.com/
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices
Published on 4 weeks, 2 days ago
If you like Podbriefly.com, please consider donating to support the ongoing development.
Donate