No segundo episódio do Podcast filosófico especial em homenagem à Mãe Terra, os professores voluntários de Nova Acrópole fazem uma reflexão sobre o tema dos avanços civilizatórios em contraponto com a ideia de uma vida natural. A conversa tem por base as contribuições da filosofia à maneira clássica e as ideias do pesquisador contemporâneo James Lovelock, autor da teoria Gaia.
De acordo com esses ensinamentos, a distância entre o ideal de civilização e a vivência em harmonia com a natureza nos lembra que a humanidade é parte de um hiper sistema vivo, complexo e integrado. Neste contexto, as relações se estabelecem de maneira essencialmente colaborativa e complementar. A atual desconexão e o nível de contaminação em relação à natureza têm raízes na aparente contradição que se estabelece entre o que é natural e o que se entende como civilização.
Para que o mundo seja mais natural, a humanidade necessita resgatar a sua natureza humana, racional e consciente através de uma verdadeira educação.
Não perca!
Participantes: Thiago Formolo, Rafael Carneiro e Pedro Guimarães
Trilha Sonora: Sergei Rachmaninoff - Prelude nº 13 em si menor op. 32 nº2 Alegreto
Published on 8 months ago
If you like Podbriefly.com, please consider donating to support the ongoing development.
Donate